8.4 Anonimato
A comunicação de dados pessoais não constitui uma obrigação legal ou contratual.
O Denunciante pode apresentar denúncias de forma anónima, sendo essa possibilidade expressamente garantida pelo Canal.
Os Denunciantes não serão impedidos de avançar e não serão por qualquer outra forma penalizados, caso optem pelo recurso ao anonimato.
8.5 Prazo de conservação dos dados pessoais
A McDonald’s Portugal mantem um registo das denuncias recebidas e conserva-as durante o período de cinco anos e, independentemente desse prazo, durante a pendência de processos judiciais ou administrativos referentes à denúncia, nos termos da Lei.
Os dados pessoais que manifestamente não forem relevantes para o tratamento da denúncia são imediatamente apagados, sem prejuízo do dever de conservação de denúncias apresentadas verbalmente, quando essa conservação se faça mediante gravação da comunicação em suporte duradouro e recuperável.
8.6 Destinatários
O Canal é operado externamente para efeitos de receção de denuncias, pela McDonald’s Corporation (110 North Carpenter Street, Chicago, IL 60607-2101, Estado Unidos da América), nos termos das nossas políticas de privacidades globais e locais. Por sua vez, a McDonald’s Corporation recorre a prestadores de serviços externos (subcontratantes) que apresentem garantias suficientes de execução de medidas técnicas e organizativas adequadas de forma que o tratamento dos dados pessoais no âmbito do Canal satisfaça os requisitos legais e assegure a defesa dos direitos dos titulares dos dados.
A McDonald’s Corporation informa a McDonald’s Portugal de quaisquer alterações pretendidas quanto aos subcontratantes.
A Comissão Europeia adotou uma decisão de adequação relativa ao Quadro de Privacidade dos Dados União Europeia – Estados Unidos da América, ao qual a McDonald’s Corporation aderiu.
A McDonald’s Portugal disponibiliza ainda os dados do Denunciante às autoridades competentes sempre que tal se revele necessários para investigação e/ou para a cessação da infração denunciada.
8.7 Direitos dos titulares dos dados
O Denunciante tem o direito de solicitar à McDonald’s Portugal:
• O acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua retificação;
• O apagamento (nos casos legalmente previstos);
• A limitação do tratamento no que disser respeito ao titular dos dados.
Sempre que os dados pessoais sejam objeto de tratamento, com fundamento no consentimento do titular dos dados, o Denunciante tem ainda o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.
8.8 Reclamações junto da Autoridade de Controlo
O Denunciante tem o direito a apresentar reclamações junto da autoridade de controlo portuguesa – Comissão Nacional de Proteção de Dados - sempre que considere que o tratamento dos seus dados pessoais viola a legislação em matéria de proteção de dados pessoais em vigor.
8.9 Terceiros mencionados na denúncia
O exposto no presente capítulo é, com a necessárias adaptações, igualmente aplicável ao tratamento dos dados pessoais de Terceiros mencionados na denúncia.
Os dados de Terceiros mencionados na denúncia têm origem nas denúncias feitas pelo Denunciantes, podendo incluir:
• Nome, apelidos ou outros elementos identificativos;
• Função na empresa;
• Dados de contacto como o número de telefone, endereço de e-mail;
• Números identificativos como o número de identificação fiscal ou o numero do documento de identificação.
• Outras informações comunicadas pelo denunciante.