‘Quem adora Mac, merece Mac no Natal’ é o conceito da campanha de Natal da McDonald’s Portugal que decorre entre 12 de novembro a 15 de dezembro. Durante o período da campanha, a marca pretende surpreender os seus fãs, oferecendo a possibilidade de ganharem diariamente diferentes prémios, através do universo “Christmas Island”, disponível na App McDonald’s. Wandson Lisboa veste a pele de Pai Natal na campanha de Natal da marca.
A nova campanha de Natal da McDonald’s foi exclusivamente criada para o mercado nacional e assenta numa forte aposta no digital, através da App McDonald’s. Está também presente em televisão, exterior e nos suportes de comunicação nos restaurantes McDonald’s em Portugal, sob o conceito “Quem adora Mac, merece Mac no Natal”, desenvolvida pela TBWA\Lisboa.
No decorrer desta campanha, os fãs da marca poderão ganhar prémios diários, através do universo “Christmas Island”, disponível na App McDonald’s em Portugal. A “Christmas Island” assemelha-se a um calendário digital do advento e oferece uma experiência de gamificação, ao reunir diferentes jogos e dinâmicas, onde todos os dias os membros MyM – o Programa de Fidelização da App McDonald’s - têm uma surpresa para descobrir, incluindo prémios limitados: entre eles, descontos em produtos selecionados; oferta de merchandising alusivo ao Natal, exclusivo da McDonald’s, na compra de um McMenu à escolha do consumidor; e ainda a possibilidade de ganhar uma camisola de Natal.
Para divulgar esta novidade, a marca desenvolveu uma campanha de comunicação que conta com dois filmes, protagonizados pelo Wandson Lisboa para interpretar o papel de Pai Natal. Os filmes refletem a forma como a McDonald’s está a surpreender os seus “brand lovers”, ao realizar os desejos de dois fãs da marca, convidando-os para protagonistas. O primeiro filme surge da vontade de Leonardo Barros, fã e seguidor da marca nas suas redes sociais, querer fazer parte de um anúncio de TV da McDonald’s. Já o segundo filme, responde ao desejo do Diogo Duarte Amorim, em conhecer a receita do seu molho preferido, da sanduíche McRoyal Bacon.
Com a campanha ‘Quem adora Mac, merece Mac no Natal’, a McDonald’s procura celebrar os fãs da marca e fortalecer a ligação com os consumidores, criando uma interação especial e memorável com a comunidade. Os filmes pretendem demonstrar, de forma divertida, o sentimento de partilha e fator surpresa associado à “Christmas Island”, da App McDonald’s.
Para ganhar os dois primeiros prémios (descontos, meias e enfeites de Natal) é apenas necessário aceder ao “Christmas Island” e habilitar-se à oferta, desbloqueando o cupão correspondente. Já a camisola de Natal, apenas poderá ser adquirida pelos vencedores dos vários jogos disponíveis na “Christmas Island”, que serão divulgados ao longo do período da campanha. As ofertas associadas a esta campanha variam diariamente.
As ofertas são válidas em todos os restaurantes da McDonald’s Portugal, estando o merchandising limitado ao stock diário disponível.
Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing da McDonald’s Portugal:
“Numa abordagem jovial e divertida, esta campanha procura trazer uma reinterpretação do Natal, refletindo a essência e ADN da nossa marca. Acreditamos, de facto, que ‘Quem adora Mac, merece Mac no Natal’ e por isso, fazemos parte da partilha tão especial da época natalícia ao surpreendermos os nossos fãs, com ofertas diárias, exclusivas da nossa marca.
O nosso objetivo com esta campanha é muito claro: construir um caminho para a McDonald’s na época de Natal, alinhado com a mensagem que procuramos transmitir aos fãs da marca ao longo do ano, de proximidade. Criámos uma campanha que reflete genuinamente quem somos enquanto marca e estamos muito orgulhosos com resultado.”
Ficha técnica
Cliente: McDonald’s
Campanha: Quem adora Mac, Merece Mac no Natal
Ficha técnica
Produtora: Looks: Good
Realização: António Amaral
Diretor de Fotografia: Manuel Braga
Produtora executiva: Inês Ferreira
Chefe de produção: Manuel Barbosa
Coordenadora de produção: Catarina Matias
Coordenadora de pós-produção: Patrícia Tavares
Assistente criativa: Catarina Almeida
Diretor de fotografia: Manuel Pinho Braga
Direção de arte: Ana Sousa, Manuela Sousa e Sara Lança
Guarda-roupa: Marta Lobo
Assistente de realização: Nuno Dray
Captação de Som: Ricardo Sequeira
Editor: César Santos
Grading: Marco Amaral
Pós-produção: Íngreme
Locutora: Diana Nicolau & Ivo Canelas
Consultores de produção
Pro(u)d
Agência – TBWA/ BBDO
CEO – Rui Silva
Director Criativo Executivo – Marco Pacheco
Directores Criativos – João Guimarães & Julliano Bertoldi
Diretor de arte – Gustavo Cavalheiro
Copywriter – Miguel Trigo
Diretora Estratégia – Letticia Marcon
Estrategas - Carmen Esteves
Arte finalista – Cristina Santos
Equipa Digital – Andreia Constantino & João Camacho
Motion – Adriana Lourenço
Directora de Contas – Joana Margalha
Account Manager – Tânia Carmo
Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com mais de 10.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 207 restaurantes, no Continente e Ilhas, mais de 90% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt