Logotipo McDonald’s

Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Comunicados de Imprensa

21 novembro 2024

“A melhor luz de presença é a família.

De 22 a 24 de novembro, os restaurantes McDonald’s em Portugal estão de portas abertas à campanha “McSorriso”, realizada anualmente em prol da Fundação Infantil Ronald McDonald e dos seus projetos. A edição de 2024 pretende reforçar a importância da presença da família na vida das crianças e jovens hospitalizados e promover a união da comunidade. Durante este período, todos os McMenu adquiridos num restaurante McDonald’s estarão também contribuir para a missão da Fundação, sem qualquer custo adicional.

A 23ª edição da campanha “McSorriso” assenta no mote “A melhor luz de presença é a família. Ajude-nos a mantê-la acesa”, e destaca a importância da presença da família na vida das crianças e jovens hospitalizados, simbolizada pelo conforto e segurança de uma luz de presença.
O filme, presente nas redes sociais da marca, é protagonizado por um grupo de crianças que se junta para levar amor e esperança a outra criança que está hospitalizada, demonstrando como a união pode iluminar até os momentos mais difíceis. As crianças, com luzes em volta, formam uma clareira de esperança na rua, visível pela janela da criança hospitalizada que sorri ao ver o apoio da sua comunidade.
A criatividade da campanha foi adaptada pela TBWA/Lisboa e marca presença em exterior, digital (redes sociais e display) e ponto de venda.
Com esta campanha, a McDonald’s pretende mobilizar a comunidade ao transmitir que, com a ajuda de todos, a luz da família mantém-se forte e acesa, contribuindo para que a Fundação Infantil Ronald McDonald continue a oferecer conforto e o apoio necessário às famílias com crianças em tratamento hospitalar.
Entre os dias 22 e 24 de novembro, por cada McMenu ou McMenu adquirido num dos restaurantes McDonald’s em Portugal, a marca vai doar 25 cêntimos à Fundação Infantil Ronald McDonald Grande, que revertem para apoiar a missão da Fundação e os seus projetos. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso da McDonald’s com a Fundação Infantil Ronald McDonald durante todo o ano, promovendo a sua missão de cuidar e apoiar famílias com crianças e jovens em tratamento hospitalar.
Para além destes três dias de campanha, os consumidores podem apoiar a Fundação ao longo de todo o ano através de donativos nos Quiosques Digitais de todos os restaurantes McDonald’s. Estes donativos podem ser feitos mediante um arredondamento voluntário do valor no final do pedido ou mediante indicação de um montante para reverter a favor da Fundação. Os clientes podem ainda contribuir diretamente para a Fundação Infantil Ronald McDonald através do site www.fundacaoronaldmcdonald.com

A Campanha “McSorriso” é um exemplo do contributo da marca para a missão da Fundação. Esta campanha já permitiu doar mais de um milhão de euros em donativos à Fundação Infantil Ronald McDonald, contribuindo para proporcionar as condições essenciais para muitas famílias.
Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing da McDonald’s Portugal:
“A campanha McSorriso é uma iniciativa muito especial para a McDonald’s, por todo o impacto que tem no apoio à Fundação Infantil Ronald McDonald e aos seus projetos. Acreditamos que pequenas ações podem fazer uma grande diferença e por isso renovamos o nosso compromisso numa causa que nos é muito querida, destacando a importância da família na recuperação das crianças e jovens hospitalizados, como símbolo de conforto e segurança. Esta edição reforça também a importância da comunidade na consolidação do percurso que a Fundação Infantil Ronald McDonald tem vindo a desenvolver.”

Ficha técnica
Cliente: McDonald’s
Campanha: McSorriso – A melhor luz de presença é a família
Equipa Técnica – Produção Edição: Eugénio Marques Estúdio som: O menino grava
Locutora: Diana Nicolau
Agência – TBWA/ BBDO
CEO – Rui Silva
Director Criativo Executivo – Marco Pacheco
Directores Criativos – Julliano Bertoldi & João Guimarães
Diretora de arte – Rita Feliciano & Beatriz Gonçalves
Copywriter – Margarida Torres
Diretora Estratégia – Letticia Marcon
Diretora de Contas – Joana Margalha
Account Manager – Tânia Carmo
Consultores de produção: Pro(u)d

Sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald™:
A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública, que tem como propósito dar conforto e apoio a famílias durante o tratamento hospitalar dos seus filhos, contribuindo para o seu bem-estar emocional e psicológico. Criada em 2000, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados.
A Fundação tem atualmente 4 projetos em Portugal, dois em Lisboa e dois no Porto: a Casa Ronald McDonald de Lisboa, que apoia o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central; a Casa Ronald McDonald do Porto, que apoia o Centro Hospitalar Universitário de São João e o IPO-Porto; o Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria em Lisboa; a Sala de Brincar Ronald McDonald que se situa na Ala Pediátrica do Hospital São João no Porto. No total, as duas Casas Ronald McDonald o Espaço Familiar Ronald McDonald e a Sala de Brincar Ronald McDonald já apoiaram gratuitamente mais de 7.000 famílias com crianças em tratamento hospitalar.
Para além dos 4 projetos, a Fundação tem um programa de oferta de “Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto” para os acompanhantes das crianças internadas em 8 hospitais em Portugal.

Saiba mais em:
www.fundacaoronaldmcdonald.com

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com mais de 10.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 207 restaurantes, no Continente e Ilhas, mais de 90% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt